Pintura

Dúvidas frequentes de pintura: selador ou fundo preparador de paredes? Preciso usar? Para que serve?

Por que devo utilizar um selador em paredes novas?

As paredes novas tendem a deixar resíduos na superfície, possuem alta absorção e também possuem absorção muito irregular. Com isto, além de consumir muita tinta, tendem a deixar o acabamento manchado e diminuir a fixação da tinta.

Uma demão de selador regulariza essas imperfeições, bem como a absorção da parede. Assim você deixa a parede em melhores condições para receber a tinta e consegue mais economia.

 

Não quero usar selador e minha parede está chupando muita tinta. O que faço?

Faça uma diluição na tinta Látex com uma quantidade maior de água na primeira demão (30 a 40%). Essa providência fará com que a tinta aja como um selador.

Aplique a segunda demão normalmente. Se necessário, para um acabamento de melhor qualidade, dê uma terceira demão final.

 

Devo aplicar sempre o selador antes de pintar?

Você deve aplicar o selador sempre que a parede for nova ou quando estiver muito castigada pelo tempo, possuindo partes soltas ou com absorção desuniforme.

O selador serve para corrigir a absorção da parede, bem como para fixar resíduos que passam desapercebidos na preparação da parede para a pintura.

O selador gera economia de tinta no acabamento final.

 

Por quê existe selador pigmentado e o selador transparente?

Ambos os seladores possuem a mesma função, mas o selador pigmentado facilita o trabalho na medida em que ele já cobre parte do substrato, já que possui cargas e pigmentos.

Em caso de paredes que possuam manchas ou pintura com cores irregulares, o selador pigmentado já forma uma barreira de cor única facilitando a aplicação da tinta no final.

Já o selador transparente apenas corrige a absorção e/ou fixa pequenos resíduos soltos na parede, mas não altera a aparência do substrato.

 

Como devo proceder para aplicar o selador? Quanto devo diluir?

Você deve proceder como se estivesse aplicando uma tinta Látex comum.

Dilua o selador até o limite recomendado na embalagem. Misture bem o material e aplique na parede com rolo de lã de carneiro em uma única demão.

Deixe secar normalmente por 1 a 4 horas, dependendo do estado da parede e posteriormente aplique a tinta na cor de sua preferência.

 

Qual a diferença entre o selador e o fundo preparador?

Na verdade, o selador tem apenas uma função: dar preenchimento a superfícies muito porosas porque ele penetra e se expande proporcionando uniformidade. Ele é indicado para reboco novo, concreto aparente, blocos de concreto e fibrocimento. A vantagem da utilização do selador é que, além de melhorar o acabamento, ele faz os produtos aplicados posteriormente como a massa, textura ou tinta renderem mais. Por exemplo, sem selador um galão de tinta premium (3,6 litros) cobre uma área média de 35m2 por demão. Utilizando o selador, é possível pintar em média 50m2 por demão. “Neste caso é economia garantida”.

O fundo preparador é indicado para repintura, para paredes em gesso, paredes descascadas, paredes pintadas com cal que estão esfarelando ou ainda para dar mais firmeza ao reboco fraco. O que este produto faz é fixar bem essas partículas para que a superfície fique pronta para receber a pintura. “O fundo preparador aglutina as partículas soltas, proporcionando melhor aderência da tinta. O produto pode ser indicado até mesmo antes da pintura com tinta emborrachada”.

 

 

Dicas sobre Cores:

Branco :  É a presença de todas as cores. Teoricamente, reflete todos os raios luminosos que incidem sobre uma superfície branca. Traz claridade e leveza para um ambiente. Entretanto, um ambiente totalmente branco pode se tornar monótono e hostil, levando à dispersão.

Preto: Como é conhecida a ausência de cor e é o que menos reflete luz. O ideal é que ele seja utilizado moderadamente como recurso para realçar outras cores, em detalhes, do que em grandes áreas. Pois este expressa agressividade.

Azul: Serenidade, paciência, amabilidade são favorecidos por esta cor, tranqüilizando os ânimos, entretanto deve-se ter cuidado com esta cor nos tons mais escuros e com ambientes monocromáticos, que levam à introspecção – situação não recomendável para pessoas depressivas.

Verde : Representa a esperança e a abundância. É a cor do equilíbrio, estimulando o silêncio e pode ajudar a amenizar o stress.

Vermelho: Está associado às emoções, despertando a sexualidade e, eventualmente, desperta a agressividade. Nos ambientes, deve ser usado nos detalhes, como flores, pois o excesso torna-se irritante. Uma simples contemplação de uma superfície vermelha pode acelerar o nosso pulso.

Violeta: Ligada à intuição e a espiritualidade, por isso indicado para locais de meditação. Os seus tons claros acalmam e aconchegam, contudo em tons fortes, pode agravar o estado depressivo.

Amarelo: Ligado à criatividade, alegre e divertido. Ativa o raciocínio e a comunicação, sendo ideal para usar em escritórios, canto de estudo e no estar, pois deixa as pessoas mais relaxadas e extrovertidas.

Laranja: Atua sobre o sistema digestivo, abrindo o apetite – ideal para sala de refeição. É muito aconchegante, estimula o otimismo e a generosidade.

 Solicite um orçamento!
Assim que recebermos seu contato, retornaremos o mais rápido possível.
Preencha todas as informações do formulário para solicitar um orçamento com mais precisão. Obrigado(a)!